Fita deve gerar retorno de US$ 75 milhões ao Pará nos próximos dois anos

Um retorno financeiro de aproximadamente US$ 75 milhões, nos próximos dois anos, é a expectativa da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) com a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que o governo do Estado será encerrada nesta sexta-feira (23), na Estação das Docas, em Belém. O incremento de 25% sobre os US$ 60 milhões gerados com a edição 2012 do evento será consequência, segundo o presidente da Paratur, Marcelo Mendes, da mudança de formato do evento.
“Este ano priorizamos a Bolsa de Negócios, com a participação  buyers e suppliers (compradores e fornecedores) do Brasil e do exterior, e mais decision makers de diversas áreas, que tomam decisões sobre a realização de grandes eventos. Somando essa estratégia ao trabalho de divulgação do Pará como destino prioritário na Amazônia, que realizamos em diversos países da Europa, Estados Unidos e da América do Sul, temos certeza de que esse incremento pode superar os 25% em relação à Fita passada”, reiterou Marcelo Mendes, que se reuniu na manhã desta quinta-feira (22) com diversos gestores municipais das regiões turísticas do Pará.
A projeção da Paratur está de acordo com as expectativas de compra e venda de produtos turísticos do Pará durante a Fita. A empresa Amazon Star Turismo, agência de receptivo de Belém, vende as regiões turísticas do Estado para o mundo. Yani Barbier, gerente da Amazon Star, ressaltou a importância de participar do evento para conquistar novos clientes e fazer bons negócios. A Amazon Star Turismo atua principalmente na região turística de Belém, Marajó e Santarém (Alter do Chão), e opera com turismo de natureza e receptivo de cruzeiros, especialmente para o público francês.
Aventura - O operador de turismo Lucas Davis, gerente comercial da Viagens Master, com sede em Belo Horizonte (MG) e atuação na Europa, entre outros mercados, disse que “o Pará é muito procurado por pessoas que querem aventuras, e ocupa o segundo lugar no ranking brasileiro neste segmento”.
“Só no primeiro semestre deste ano comercializamos mais de R$ 1 milhão e 300 mil em pacotes turísticos do Pará, que, logo depois de Bonito, no Mato Grosso do Sul, está na preferência dos turistas nacionais e internacionais”, informou Lucas Davis, que destacou a excelente estrutura dos produtos turísticos e a rede hoteleira que o Pará já possui.
Eugênio Viana, secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itaituba, município que faz parte da Região Turística do Tapajós, definiu a Fita como uma oportunidade para promover o município.
“Itaituba vai receber investimentos de R$ 60 bilhões oriundos da construção do Complexo Hidrelétrico do Tapajós. Nossa participação na Fita é para fortalecer o município como destino turístico naquela região”, informou Eugênio Viana. Itaituba fica às margens do Rio Tapajós e tem 73% de sua extensão territorial formada pela Floresta Nacional do Tapajós (Flona), por Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e terras indígenas, propícias ao turismo cultural, de natureza, sol e praia.
Benigna  Soares
Companhia Paraense de Turismo

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